domingo, maio 04, 2008

A Bíblia e o espiritismo - parte 1

Neste ano, os espíritas comemoram os 150 anos de publicação de O Livro dos Espíritos. O último senso do IBGE revelou que há cerca de 2,7 milhões de espíritas no Brasil. Existem mais de mil autores espíritas e mais de 131 milhões de livros já foram editados. Entre eles, os mais vendidos são: Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns , O Céu e o Inferno e o próprio O livro dos Espíritos. Espiritismo é o termo criado por Allan Kardec para identificar a doutrina que ele codificou sob a orientação de diversos espíritos, na segunda metade do século 19. No Brasil, Chico Xavier é o maior representante do grupo. Esses dados acima mostram que a filosofia espírita tem ganhado cada vez mais força e destaque, principalmente pela mídia brasileira. Novelas, filmes, literatura e até desenhos animados são usados para disseminar a filosofia espírita. E existe toda uma roupagem de amor, paz e caridade por trás do espiritismo.

São cinco os pilares fundamentais que servem de base para a doutrina espírita:

· A possibilidade de os espíritos voltarem a nascer (reencarnação).

· A sobrevivência da alma após a morte física (imortalidade da alma).

· A comunicação entre as almas dos desencarnados e dos encarnados. Intermediários entre o plano material e o espiritual (médiuns).

· Tudo que uma pessoa faz fica registrado numa espécie de "ficha espiritual". Toda vez que a pessoa reencarnar, vai resgatar os feitos bons e ruins do passado (Lei do Karma).

· Os espíritos evoluem com o tempo, passando pelas fases mineral, vegetal, animal e humana (evolução).

Mas o que a Palavra de Deus afirma sobre cada um desses pilares?

[Continua...]