
Eles dizem que o uso de letras douradas no manuscrito torna provável que tenha menos de dois mil anos. “Creio ser mais provável que tenha menos de mil anos”, disse à Reuters Peter Williams, da Universidade de Cambridge e grande perito no assunto.
Autoridades turco-cipriotas se apossaram da relíquia na semana passada e nove indivíduos estão sob custódia, aguardando maiores investigações. Mais pessoas ligadas ao achado estão sendo procuradas.
As investigações ainda descobriram uma estátua de orações e um entalhe em madeira de Jesus que se acredita pertencer a uma igreja no norte, de domínio turco, assim como dinamite.
A polícia acusou os detidos por contrabando de antiguidades, escavação ilegal e posse de explosivos.
O cirílico é um dialeto do aramaico, a língua nativa de Jesus, outrora falado em boa parte do Oriente Médio e da Ásia Central. Ele é usado por cristãos sírios e continua em uso na Igreja Ortodoxa Síria de Chipre, enquanto o aramaico ainda é utilizado em rituais religiosos de cristãos maronitas no Chipre.
(International Business Times)
http://br.ibtimes.com/articles/20090206/antiga-biblia-cirilico-encontrada-chipre.htm
Nota do Pr. Douglas Reis: Embora não estejamos de posse dos originais da Bíblia (até porque o material usado não sobreviveu para a posteridade), milhares de cópias têm respaldado os estudiosos e fortalecido a credibilidade do Livro Sagrado. Esperemos para ver se essa nova cópia da Bíblia auxiliará na documentação do Livro mais influente do mundo.