sexta-feira, maio 02, 2008

Quem vai à igreja vive mais

Pesquisa aponta que freqüência regular a cerimônias religiosas aumenta a expectativa de vida em até 3,1 anos

Existem várias formas de aumentar sua expectativa de vida. Você pode, por exemplo, fazer exercícios, comer saudavelmente, tomar seus remédios e... ir à igreja. Um novo estudo mostra que pessoas que freqüentam serviços religiosos semanalmente vivem mais, segundo a LiveScience.com.

A pesquisa apontou quantos anos a mais são adicionados à expectativa de vida de um sujeito baseando-se em alguns pontos, e concluiu que exercícios físicos regulares levam ao aumento de 3 a 5,1 anos; regime terapêutico, de 2,1 a 3,7 anos; e freqüência regular a cerimônias religiosas, de 1,8 a 3,1 anos.

O estudo, que é na verdade uma revisão de pesquisas já existentes, não revela qual a relação entre fé e saúde. "Freqüência em serviços religiosos não é um tipo de terapia medicinal", disse o chefe do estudo, Daniel Hall, residente em cirurgia geral no Centro de Medicina da Universidade de Pittsburgh.

"Esta pesquisa não pretende ser usada em decisões clínicas, mas as descobertas nos dizem que existe algo a ser examinado no futuro", concluiu Hall, que também é pastor pentecostal.

Para Hall, estar envolvido em uma religião "pode fazer com que caia seu nível de estresse e aumente sua habilidade de lidar com isso".

A pesquisa está detalhada na edição de março/abril do Journal of the American Board of Family Medicine.

(Agência Estado; pesquisa na íntegra [em inglês])