sexta-feira, maio 02, 2008

A Terra se vinga

O entrevistado desta semana da revista Veja (25/10) é o famoso cientista inglês James Lovelock, criador da Hipótese Gaia, segundo a qual a Terra seria uma espécie de organismo vivo que teria a capacidade de lutar para se manter saudável. Ocorre que, de acordo com Lovelock, o “vírus” ser humano foi longe demais e causou muitos males à sua casa – de maneira irreversível.

O cientista, que já trabalhou na Nasa e inventou o aparelho que permitiu detectar o acúmulo do pesticida DDT nos seres vivos, afirma que já passamos do ponto de não-retorno no que diz respeito ao problema do aquecimento global. “Os efeitos visíveis da mudança climática, no entanto, só agora estão aparecendo para a maioria das pessoas. Pelas minhas estimativas, a situação se tornará insuportável antes mesmo da metade do século, lá pelo ano 2040.”

Por que Lovelock acha que não há mais volta? “Por modelos matemáticos”, diz ele, “descobre-se que o clima está a ponto de fazer um salto abrupto para um novo estágio de aquecimento. Mudanças geológicas normalmente levam milhares de anos para acontecer [sic]. As transformações atuais estão ocorrendo em intervalos de poucos anos. É um erro acreditar que podemos evitar o fenômeno apenas reduzindo a queima de combustíveis fósseis. O maior vilão do aquecimento é o uso de uma grande porção do planeta para produzir comida. As áreas de cultivo e criação de gado ocupam o lugar da cobertura florestal que antes tinha a tarefa de regular o clima, mantendo a Terra em uma temperatura confortável. ... Agora não há mais volta.”

Ao ler essa entrevista alarmante, de início, três coisas me vieram à mente:

1. Como estudante das profecias bíblicas, o fato incontestável de que os sinais que anunciam a volta de Jesus estão se cumprindo com intensidade nunca dantes observada. E vão se intensificar.

2. O erro de se destruir a vegetação para alimentar o consumo desnecessário de carne.

3. Lovelock diz ainda que “a capacidade auto-reguladora do sistema [que ele chama de] Gaia está sendo rompida”. Se a Terra tem toda essa capacidade e é um ambiente perfeito para manter a vida (mesmo com a degradação de milênios de pecado), isso só pode indicar que ela foi inteligentemente projetada para ser o que é.