quarta-feira, junho 04, 2008

Pelo menos há o bronze...








No dia 30 de março deste ano, a BBC pôs no ar o documentário “Enigmas do Sagrado”, dando conta de que escavações realizadas no Egito, Arábia Saudita e Israel revelaram indícios da fuga do povo hebreu da escravidão egípcia. Mas, depois de apresentar os fatos, vêm as especulações (pra variar...): “em seu refúgio em Midiã, Moisés teria tido seu primeiro contato com Deus por meio de um fascinante episódio: um arbusto em chamas que não tinha seus galhos ou folhas consumidos pelo fogo. Para um físico da Universidade de Cambridge, EUA, poderia se tratar de um fenômeno natural e muito raro. O fogo poderia ter sido causado por um escapamento de gás natural, ocorrência comum no Oriente Médio, e o arbusto seria uma acácia, planta que demora a virar cinza, uma vez em chamas”. Quanta imaginação... Melhor deixar o relato como está na Bíblia. Despir essas epifanias de seu teor sobrenatural sempre gera histórias inverossímeis.

O documentário prossegue: “O chamado de Deus incumbiu Moisés de guiar o povo hebreu até a chamada terra prometida, em uma longa travessia pelo deserto de Sinai, que duraria 40 anos. No meio do caminho, o Mar Vermelho. A passagem bíblica descreve que Moisés posicionou-se em frente ao mar e as águas se abriram, criando um corredor seguro para os hebreus. A história conta ainda que, quando o exército egípcio entrou pelo mesmo corredor, as águas se fecharam e afogaram os soldados do faraó.

“Para este mistério, pesquisadores recorrem a diferentes fenômenos: ventos fortes, tsunamis e outros desastres naturais [sempre na tentativa de se desviar do milagre]. Uma das hipóteses mais discutidas é a da erupção de um vulcão na Ilha Santorini, Mar Egeu, cuja força teria sido equivalente a mil bombas atômicas. Reproduções feitas por computador mostram que o vulcão teria lançado lava por toda a região, incluindo o Mar Vermelho. Em contato com a água fria, a lava teria se transformado em rocha, tornando possível a passagem do povo hebreu. [Taí! Uma ponte de pedra instantânea para os fugitivos! Parece que o milagre “natural” fica ainda mais incrível assim!]

“Outra explicação [explicação?] seria uma excepcional maré baixa, possibilitando a passagem pelo estreito de Tiran, entrada do Golfo de Aqaba. Vestígios de bronze encontrados na região reforçam a tese, uma vez que o bronze era utilizado na fabricação de armaduras egípcias, uma indicação de que soldados morreram no local. Moisés não chegou a conhecer a terra prometida, assim como a maioria dos ‘fugitivos’, mas foi a partir dessa jornada que eles conseguiram construir uma nação.”

Bem, tirando as fantásticas especulações dos pesquisadores céticos, pelo menos dica o bronze. Que os soldados morreram lá, como diz a Bíblia, parece ser a única certeza apresentada no documentário. Exatamente como está nas páginas sagradas.[MB]