quarta-feira, outubro 07, 2009

Fóssil de dinossauro é encontrado em Marília

Fósseis de um dinossauro foram descobertos pelo paleontólogo William Nava em uma propriedade rural de Marília, SP. Os primeiros achados foram em abril e a confirmação de que se tratava mesmo de fóssil de dinossauros só aconteceu em setembro. O dinossauro herbívoro pode ter alcançado 15 metros de comprimento, 5 metros de altura e cerca de 10 toneladas de peso. No barranco rochoso à margem de uma estrada, o pesquisador encontrou parte da região pélvica, vértebras caudais e dorsais do animal, mas há estimativa que grande parte do esqueleto esteja no local.

“Minha expectativa é encontrar o crânio sob as camadas de arenito. Seria um feito inédito no país, já que é a primeira parte a se desarticular do restante do corpo e se perder”, explicou William.

As primeiras pistas surgiram em abril, quando o paleontólogo descobriu conchas fossilizadas e uma vértebra dorsal de cerca de 30 cm no local. “Ao que tudo indica, o animal morreu na margem do que, na época, seria um rio ou uma lagoa.”

Segundo William, as vértebras do bicho estão articuladas, ou seja, na posição que tinham em vida. Esse tipo de descoberta é fato raro no país.

O estudioso repassou as informações sobre a escavação ao paleontólogo Rodrigo Santucci, da Universidade de Brasília, que é especialista em saurópodes.

Ele será capaz de avaliar, assim que as escavações prosseguirem, se a espécie ainda não é conhecida pela ciência. Junto com o especialista, William está pleiteando recursos junto à UnB para dar andamento às escavações, que costumam ser delicadas e exigem recursos financeiros.

(Rede Bom Dia)

Nota: Quase sempre que encontram fósseis de dinossauros, os pesquisadores supõem que o animal tenha morrido próximo a um rio ou lago e posteriormente sido coberto por água e lama. Mas a questão é: Por que o animal não foi devorado antes de ser sepultado? Há fósseis de grandes dinossauros preservados em todo o mundo. Quantas inundações locais seriam necessárias para fossilizar tantos espécimes? Em alguns locais, há dezenas e até centenas de animais fossilizados, e no local não há evidências de ter havido vegetação. De que se alimentavam? Muitos desses dinossauros são encontrados em posição de agonia, com a cabeça curvada para trás, como se estivessem sufocando. Ou seja, foram pegos de surpresa. Esses fatos parecem se encaixar mais com a descrição bíblica do dilúvio. Essa catástrofe global, sim, seria capaz de sepultar grande quantidade de animais enormes quase instantaneamente.[MB]

Leia também: "Que 'dizem' os dinossauros" e "Dinos nadavam ou fugiam de inundação?"