quinta-feira, maio 01, 2008

Circuncisão masculina protege mulheres da Aids

A circuncisão masculina, que comprovadamente protege os homens da infecção pelo vírus HIV, parece proteger também as mulheres, disseram pesquisadores dos Estados Unidos e de Uganda, na quarta-feira.

Circuncidar os homens reduziu em 30 por cento o risco de contaminação de suas parceiras, segundo os pesquisadores. A diferença parece relacionada à estrutura do prepúcio, que é removido na circuncisão.

No estudo, realizado junto a mais de 300 casais ugandenses nos quais o homem tenha contaminado a mulher, os pesquisadores concluíram que 299 delas foram infectadas por parceiros sem circuncisão, e que apenas 44 tinham parceiros circuncidados.

A circuncisão também reduziu o risco de infecção por outras doenças venéreas, mas não a sífilis, a gonorréia e a clamídia, disseram pesquisadores em uma reunião sobre Aids em Denver, Estados Unidos.

Thomas Quinn, da Universidade Johns Hopkins, de Baltimore, comanda uma equipe que estuda 12 mil voluntários em Rakai, Uganda. No ano passado, o grupo anunciou que homens circuncidados estavam menos propensos à contaminação pelo HIV. Agora, afirmaram à Conferência sobre Retrovírus e Infecções Oportunistas que, uma vez contaminado, o homem circuncidado tem menos chances de transmitir a doença por via sexual.

Eles também apresentaram mais evidências de que a circuncisão protege os homens. Os pesquisadores reviram estudos anteriores e concluíram que a redução do risco foi de 50 por cento, atingindo 70 por cento nos grupos mais vulneráveis.

Essas descobertas serão confirmadas em outros grupos antes que sejam usadas com base para recomendações, disse Quinn. Segundo ele, porém, "as indicações preliminares são dramáticas", e para cada 15 a 60 circuncisões um caso de Aids pode ser evitado.

Os benefícios da circuncisão podem ser uma consequência da estrutura do prepúcio, pois sua mucosa interna contém células que são mais vulneráveis ao vírus da Aids. "Além disso, essa camada de mucosa não tem a grossa queratina que a pele externa do prepúcio tem", disse Oliver Laeyendecker, que trabalhou no estudo, em entrevista.

"Não há mais vírus ali só por causa do tipo de células, mas porque a barreira é mais fácil de transpor entre homem e mulher naquela superfície cutânea."

O vírus HIV pode ser transmitido por sêmen, sangue, leite materno e outros fluidos. Mas o nível do vírus no sêmen diminui com o tempo, embora permaneça elevado no sangue, segundo Laeyendecker.

A teoria é que o vírus possa passar em pequenas quantidades de sangue no prepúcio. "Pela natureza dessa membrana, por ser fina, por ser suscetível a micro-rachaduras, há muitas aberturas", disse o cientista.

"Além disso, você tem mais células com o vírus por lá, o que torna a superfície mais transmissível."

(Reuters)

Nota: A circuncisão foi orientada por Deus dez gerações após o Dilúvio, quando foi feito um pacto com Abraão: “Circuncidar-vos-eis na carne do prepúcio; e isto será um sinal de pacto entre Mim e vós. À idade de oito dias todo varão dentre vós será circuncidado...” Gênesis 17:11 e 22.

L. Emmett Holt e Rustin McIntosh afirmam que um bebê recém-nascido tem susceptibilidade a hemorragias entre o 2° e o 5° dia de vida. Hemorragias nessa época, embora normalmente inconseqüentes, são às vezes extensas; podem produzir sérios danos nos órgãos acometidos.

Observou-se que a tendência à hemorragia deve-se ao fato de que o importante elemento coagulador do sangue – a vitamina K – é produzido de forma insuficiente antes do 5° e 7° dia. Um segundo elemento também necessário à coagulação do sangue é a protrombina. No 3° dia de vida de um bebê, a protrombina disponível corresponde apenas a 30 por cento do normal. Qualquer cirurgia realizada em um bebê nesse tempo o predisporia a sérias hemorragias. Já no 8° dia a protrombina eleva-se a um nível bem melhor do que o normal: 110 por cento. Depois, ela desce para 100 por cento. Isso quer dizer que um bebê de oito dias tem mais protrombina do que terá em qualquer outro momento de sua vida.

Abraão não escolheu o 8° dia depois de experiências de tentativas e falhas. Nem Abraão, nem seus companheiros da antiga cidade de Ur, na Caldéia, haviam sido circuncidados. O dia certo foi escolhido pelo Criador da vitamina K e da protrombina. E ciência, uma vez mais, confirma os benefícios de uma recomendação divina.[MB]