terça-feira, maio 06, 2008

Religião estereotipada

O falecido astrônomo e grande divulgador de ciência Carl Sagan escreveu, em Pálido Ponto Azul: "Como é possível que praticamente nenhuma religião importante tenha olhado para a ciência e concluído: 'Isso é melhor do que imaginávamos! O Universo é muito maior do que disseram nossos profetas, mais grandioso, mais sutil, mais elegante'? Em vez disso, dizem: 'Não, não, não! Meu deus é um deus pequenininho, e quero que ele continue assim.' Uma religião, antiga ou nova, que ressaltasse a magnificência do Universo como a ciência moderna o revelou poderia atrair reservas de reverência e respeito que continuam quase intocadas pelas crenças convencionais."

Nota: Que pena que Sagan morreu (em 1996) sem conhecer a verdadeira religião bíblica que aponta para um Deus grandioso, Criador de um vasto Universo que manifesta o poder infinito dessa divindade. Algumas passagens das Escrituras deixam isso bem claro: "Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das Suas mãos" (Salmo 19:1); "Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes" (Gênesis 15:5) [este texto foi escrito por Moisés, por volta de 1500 a.C., quando se achava que as estrelas podiam ser contadas e estariam na casa dos milhares]; "Levantai ao alto os olhos e vede. Quem criou estas coisas? Aquele que faz sair o Seu exército de estrelas, todas bem contadas, as quais Ele chama pelo nome [apesar de serem "bilhões e bilhões" - para usar o título de outro livro de Sagan -, Deus conhece cada estrela do Universo!]; por ser Ele grande em força e forte em poder, nem uma só vem a faltar" (Isaías 40:26).

Nunca me canso de ler os últimos parágrafos do livro O Grande Conflito, da escritora adventista Ellen White: "Ali [na Nova Terra], mentes imortais contemplarão, com deleite que jamais se fatigará, as maravilhas do poder criador, os mistérios do amor que redime. Ali não haverá nenhum adversário cruel, enganador, para nos tentar ao esquecimento de Deus. Todas as faculdades se desenvolverão, ampliar-se-ão todas as capacidades. A aquisição de conhecimentos não cansará o espírito nem esgotará as energias. Ali os mais grandiosos empreendimentos poderão ser levados avante, alcançadas as mais elevadas aspirações, as mais altas ambições realizadas; e surgirão ainda novas alturas a atingir, novas maravilhas a admirar, novas verdades a compreender, novos objetivos a aguçar as faculdades do espírito, da alma e do corpo.

"Todos os tesouros do Universo estarão abertos ao estudo dos remidos de Deus. Livres da mortalidade, alçarão vôo incansável para os mundos distantes - mundos que fremiram de tristeza ante o espetáculo da desgraça humana, e ressoaram com cânticos de alegria ao ouvir as novas de uma alma resgatada. Com indizível deleite os filhos da Terra entram de posse da alegria e sabedoria dos seres não caídos. Participam dos tesouros do saber e entendimento adquiridos durante séculos e séculos, na contemplação da obra de Deus. Com visão desanuviada olham para a glória da criação, achando-se sóis, estrelas e sistemas planetários, todos na sua indicada ordem, a circular em redor do trono da Divindade. Em todas as coisas, desde a mínima até à maior, está escrito o nome do Criador, e em todas se manifestam as riquezas de Seu poder. ...

"O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor."

Essa é a religião e essa é a esperança que, infelizmente, muitos ainda desconhecem.[MB]