
Jim explicou que, para aplicar Tiago 1:19 em sua vida, primeiro teve que morrer para si mesmo e permitir que Jesus tomasse conta de seu coração. “Temos que ser rápidos para escutar, e isso não se trata de apenas memorizar a Bíblia. O diabo sabe a Bíblia de cor. Um dia Deus lhe fará uma pergunta: Como você tratou sua esposa?” Segundo Jim, a resposta a essa pergunta fala mais a respeito da sua religião do que qualquer outra coisa.
Jim contou a história de Bob, um líder de igreja nos Estados Unidos. Certa vez, os Hohnberger se hospedaram na casa desse amigo. Numa manhã de segunda-feira, Bob pediu para caminhar com Jim e lhe abriu o coração. Disse que sua esposa lhe havia dado um “ultimato”: se ele não mudasse ate quarta-feira, ela pediria o divórcio. “Como posso mudar em dois dias, Jim?” Jim falou sobre Tiago 1:19. Disse a Bob que ele deveria ouvir mais a voz de Deus e falar menos. Sua religião precisava ir para o nível experiencial. Bob passou a noite em oração, como nunca havia feito antes. Abriu o coração para Deus. Ele não queria perder a esposa.
Na manhã seguinte, a mesa estava posta para o desjejum. Bob, como sempre fazia, se adiantou e começou a colocar cereal em seu prato. Jim falou com Deus em pensamento: “Senhor, ele ainda não aprendeu. Ainda se considera muito importante. Toque o coração dele agora.” Naquele momento, Bob parou de se servir, ficou alguns instantes em silêncio e, em seguida, deu seu prato para a esposa. Ela fez uma expressão de assombro. E se admirou ainda mais quando Bob começou a servir as crianças a as visitas. “O que estava acontecendo?”, era a pergunta estampada no rosto dela.
Logo em seguida, a filha de Bob lhe tirou a paciência por um motivo qualquer e ele começou a falar rudemente com ela. Jim orou mais uma vez, pedindo que Deus atendesse sua intercessão e abrandasse o coração do amigo. Bob abaixou a cabeça e ficou em silêncio novamente. Depois chamou a filha para perto de si e lhe pediu perdão por ter sido rude.
Horas depois, naquele dia, a esposa de Bob disse para Jim e Sally Hohnberger que não mais iria se separar do marido, porque via que a esperança havia entrado em seu lar – na verdade, Jesus havia entrado ali.
Isso é religião verdadeira. O evangelho não é complicado: trata-se de quem controla sua vida.
Jim concluiu seu sermão com um desafio: “Eu o desafio a viver Tiago 1:19. Você nunca mais será o mesmo!”
Michelson Borges
