Todos
os lares do Reino Unido terão o acesso a sites de pornografia bloqueados por
seu provedor de internet, a menos que escolham acessá-los, segundo anúncio que
o primeiro-ministro, David Cameron, fará em breve. Além disso, Cameron tornará
ilegal a posse de pornografia online
mostrando imitações de estupro, colocando Inglaterra e País de Gales em linha
com a Escócia, onde já havia legislação nesse sentido. O ministro adiantou as
medidas em uma entrevista à BBC neste domingo. Em discurso, o primeiro-ministro
afirmará que o acesso à pornografia online
está “corroendo a infância”. As medidas serão aplicadas para clientes
existentes e novos dos provedores - e caberá a estes aplicar as barreiras.
Filtros serão ativados automaticamente para todos os novos clientes, embora
eles possam optar por desligá-los. Milhões de usuários de computadores serão
contatados pelos seus provedores de internet e informarão se querem ativar
filtros para evitar que seus filhos acessem material inadequado.
“Eu
quero falar do impacto da internet sobre a inocência de nossas crianças e sobre
como a pornografia online está
corroendo a infância... E como, nos cantos mais escuros da internet, há coisas
acontecendo que são um perigo direto para os nossos filhos, o que deve ser
erradicado. [...] Não estou fazendo este discurso por moralismo ou alarmismo,
mas porque sinto, profundamente, como político e como pai, que o tempo para a
ação chegou. Isto é, simplesmente, proteger os nossos filhos e sua inocência.”
Cameron
anunciará que a posse de pornografia online
retratando estupro será considerada ilegal. Ele também pedirá que páginas de
alerta apareçam quando as pessoas tentarem procurar conteúdo ilegal.
A
legislação em vigor apenas proíbe a publicação - em papel - de representações
pornográficas de estupro, e não a posse.
A
iniciativa foi bem recebida por grupos e acadêmicos que fazem campanha pela
proibição do “estupro pornô” de mulheres. Holly Dustin, diretora da ONG End
Violence Against Women Coalition, disse que o grupo estava “encantado”.
“A
coligação do governo se comprometeu a evitar o abuso de mulheres e meninas. E,
para isso, é fundamental enfrentar uma cultura que glorifica o abuso”, disse
ela. “O próximo passo é trabalhar com especialistas para garantir a elaboração
cuidadosa da lei e um financiamento adequado para garantir que a lei seja
cumprida integralmente.”
Nota:
Na verdade, conforme profissionais que atuaram no meio (confira aqui e aqui), a
pornografia em si é um tipo de violência, envolvendo ou não estupro, e, como
tal, acaba também estimulando a violência e uma visão distorcida do sexo e da
mulher. Por isso mesmo, a pornografia de qualquer tipo deveria ser proibida ou
restringida ao máximo. Alguns se saem com a desculpa de que tal tipo de
restrição agride direitos individuais e a liberdade “artística”. Mas e quando
esses “direitos” agridem os direitos dos pais de terem seu lar livre desse
lixo, por exemplo? Espero que esse tipo de lei chegue também ao Brasil, onde a
cultura da humilhação feminina e do estupro existe há um bom tempo,
infelizmente (a julgar pelas campanhas abaixo).[MB]
No
ano passado, a Nova Schin levou ao ar uma propaganda em que um grupo de amigos bebe na praia e imagina como seria ter
invisibilidade. Na imaginação libidinosa deles, o que fazem? Passam a mão em
mulheres no mar, agridem um rapaz e entram num vestiário feminino de onde as
mulheres fogem apavoradas. E o “clima” do comercial é de puro humor!
Outro
exemplo de marketing infeliz foi
produzido pela marca de preservativos Prudence. Num dos itens que, segundo os marqueteiros,
promove queima de calorias, está escrito: “Tirando a roupa dela, sem o
consentimento dela.” Sexo sem consentimento, se é que os produtores da
propaganda infeliz não sabem, é estupro.
Mais um: a Pepsi também deu sua contribuição ao tema com uma propaganda de muito mau gosto. Um salva-vidas, em troca de uma latinha da bebida, “entrega” para um tarado uma moça desacordada.
Finalmente:
anos atrás, a famosa marca Dolce & Gabbanna veiculou a foto acima, que é
autoexplicativamente infeliz. E certa empresa lançou as infames camisetas com a
“fórmula do amor”, segundo a qual, é necessário embebedar a mulher para tê-la. Quando será que vão proibir esse tipo de baixaria? E quando será que as pessoas vão parar de rir de piadas sem graça?