Quando
você está na escola, nos primeiros anos acadêmicos, desenvolve a atividade de
construir sua árvore genealógica. Essa é uma atividade que requer tempo e
dedicação, e o que parece simples torna-se desafiador conforme vamos subindo
cada vez mais alto os galhos da família. Descobrir quais são os nomes dos
antepassados mais antigos acaba se tornando tarefa impossível. Certamente,
conhecer a história de nossos antecessores nos ajuda a ter mais senso de
identidade, assim como a honrar a história de nossa geração.
Em
1859, Charles Darwin lançou sua obra polêmica A Origem das Espécies por Seleção Natural, na qual concluiu, após
vinte anos de observações, que todos os seres vivos existentes no planeta se
intrincavam num único tronco de existência. Segundo o cientista britânico,
todas as formas de vida (inclusive humanos) descenderiam de um único ancestral
em comum (batizado posteriormente como LUCA – do inglês last common universal ancestor [1]). Em seu livro, Darwin se propôs
a descrever toda a genealogia da vida, e até mesmo desenhou uma árvore que se
tornaria um ícone para a ciência.
Atualmente,
cientistas evolucionistas têm se empenhado para desenhar a árvore genealógica
da vida e responder, finalmente, à pergunta que atormenta todo ser humano:
“Qual é a nossa origem, afinal de contas?” Como todo (e qualquer) conhecimento
na área da Evolução acaba por terminar em um método hipotético-dedutivo,[2] não
seria diferente no que diz respeito à evolução humana. Darwin não afirmou no Origem que seres humanos e símios tinham
um ancestral em comum; isso ele fez em 1871, quando se sentiu mais preparado
para afirmar, sem reservas, que o homem era originário de ancestrais simiescos.
Mas quem deu um primeiro impulso para sua conclusão foi Thomas Huxley, em 1860.[3]
O grande x da questão é que, desde os anos de Darwin e Huxley até os nossos
dias, ainda assim a inexistência de espécies intermediárias ou de transição no
registro fóssil é uma carta na manga para os defensores do criacionismo e do design inteligente (e os fósseis não
mentem).
O
que parece é que alguns cientistas se tornaram reféns da atividade da infância
e buscam, insanamente, encontrar um fóssil qualquer a quem possam chamar de
“parente comum” entre homem e macaco e preencher os espaços vazios da árvore
evolutiva. Entretanto, as descobertas feitas por paleantropólogos do passado
até os dias de hoje não mostraram um único fóssil capaz de confirmar nosso suposto
passado primata (mas isso, de modo algum, é convincente o suficiente para negar
tal ideia, não é mesmo?). Basta olharmos para as inferências equivocadas
realizadas[4] que identificamos um desespero muito grande por parte dos
evolucionistas para dar um fim à questão do “elo perdido” entre seres humanos e
primatas.
O
século 20 foi marcado como o século das descobertas paleontológicas em
diferentes regiões do globo terrestre. Foram encontradas várias espécies
fossilizadas, como plantas, animais vertebrados e a própria espécie humana, o
que intensificou a expectativa de se encontrar o “ancestral comum” proposto no
século anterior. Em 1925, Raymond Dart encontrou um crânio infantil da espécie Australopithecus africanus no sul da
África e concluiu que aquela provavelmente fosse uma espécie intermediária
entre símios e humanos.[5] Reinou durante muito tempo a teoria de que a raça
humana se originou nessa região do planeta cerca de 2 ou 3 milhões de anos
atrás. Mas décadas de estudo provaram que o fóssil possuía grandes diferenças
com humanos e que podia muito bem pertencer a um gorila extinto.[6]
O
A. africanus ficou para trás após a
descoberta em 1974 de uma parte da tíbia e um pedaço do fêmur da Lucy (Australopithecus afarensis) por Donald
Johanson e Tom Gray, em Hadar, na região de Afar, na Etiópia, tornando-se um
marco para a paleantropologia.[7] A junção dessas duas peças mais um cálculo do
ângulo da junção da articulação do joelho fizeram a dupla concluir que se
tratava de uma espécie de andar bípede e que tivera sido um hominídeo há 3,2
milhões de anos.[8] Os evolucionistas comemoraram a descoberta e deduziram que
enfim tinham a solução final para um antigo problema. Todavia, comemoraram
antes da hora, porque um estudo da fisiologia de Lucy[9] demonstrou que ela
provavelmente tenha sido simplesmente um macaco extinto, mais próximo a
chimpanzés e gorilas, pertencente ao grupo Pongidae e não Hominidae. E muito
menos andar ereta Lucy sabia... Outra análise da anatomia completa do fóssil
anulou a bipedalidade nessa espécie.[10]
O
próximo da lista foi o Darwinius masillae,
encontrado em 1983 numa pedreira desativada na Alemanha. Jens L. Franzen e sua
equipe[11] estudaram a morfologia do animal e concluíram, em 2009, que a
espécie poderia ser o elo perdido entre prossímios e símios. O fóssil foi então
exposto no Museu de História de Nova York com o título de “a oitava maravilha
do mundo”, e ficou como protagonista por pouco tempo, pois um estudo mais
apurado realizado pela Nature
descartou a possibilidade de ele ser um ancestral desses grupos, descrevendo-o
como mais próximo dos lêmures atuais que dos macacos, dos grandes primatas ou
de nós.[12] Interessantemente, sua exclusão não recebeu tanto alarde quanto seu
anúncio equivocado. O Ida, como foi carinhosamente apelidado pela equipe de
Franzen, deveria ter características evolutivas antropoides depois que o grupo
se separou dos lêmures e demais macacos menores, mas falhou miseravelmente
nessa questão.
Até
o século 21, a separação da espécie humana não ultrapassava mais que 3 milhões
de anos hipotéticos. Mas logo em 2001 isso mudou bruscamente com o achado de um
crânio com idade estimada em 7 milhões de anos, que pertencia ao Sahelanthropus tchadensis, denominado de
Toumai.[13] O mais curioso é que a idade estimada da camada fossilífera não corresponde
ao relógio molecular, o que aconteceu na maioria das vezes em que os fósseis
foram estimados como tendo idades muito longas.[14, 15, 16]
Até
o final do século 20 cria-se que os Australopithecus de aproximadamente 3
milhões de anos atrás, particularmente a Lucy, fossem os antepassados imediatos
do clado Hominidae, unindo assim homem e macaco. Mas a descoberta dos Ardipithecus ramidus, S. tchadensis e Ardipithecus kadabba, todos datados do Plioceno médio, anulou essa
ideia, revolucionando as perspectivas da evolução do homem e do
desemaranhamento das espécies hoje vistas.[17] Por exemplo, o A. ramidus foi diagnosticado como tendo
uma relação filogenética com o Australopithecus e o gênero Homo com base em
poucas amostras de dentes caninos e um pequeno pedaço do crânio.[18] Esses
recentes fósseis desconfiguraram toda a árvore genealógica dos hominídeos e
empurraram a suposta separação de homens e macacos para mais de 5 milhões de
anos,[19] além de levantar mais centenas de dúvidas acerca da paleobiologia dos
primeiros seres humanos na Terra, dentre as quais a questão do reconhecimento
de espécies por dedução com base em amostras de pequeno tamanho e a falta de
uma demonstração clara da diversidade ecológica do período proposto.[19] A
despeito disso, ainda assim é possível chegar a conclusões precipitadas, como
fez Tim D. White (que parece estar com a síndrome de Lucy): “Nem chimpanzé nem
humano, Ardipithecus revela a ascendência surpreendente de ambos.”[17, tradução
do autor]
A
descoberta do A. ramidus provocou uma
convergência no pensamento do século 21 logo nos primeiros anos, exigindo uma
revisão radical de como os primeiros antepassados prepararam o cenário para
nossa chegada posterior.[20, 21] O número de espécies antropoides coexistindo
num único período fez com que antropólogos como Haile-Sessalie chegassem à
conclusão de que estão vivendo em uma época de “escuridão de informações” em
relação à origem humana.[19] “Embora não haja dúvida de que essas novas
descobertas fósseis abriram novas janelas em nosso passado evolutivo, elas
também complicaram nossa compreensão da taxonomia hominiana precoce e das
relações filogenéticas”, escreveu ele no artigo.[19, tradução do autor]
As
fendas na teoria evolutiva da humanidade só aumentam a cada ano, como a recente
descoberta de um fóssil de Homo sapiens
no Marrocos[22] que, além de acrescentar cem mil anos à nossa suposta origem
(antes tínhamos apenas 200 mil anos, agora temos 300 mil![sic]), também
descartou a ideia (que perdurava havia tempos) de que o berço da raça humana
fosse na região leste do continente africano. Essa revelação sacudiu a
comunidade científica de modo geral, pois está ficando cada vez mais complicado
encaixar as peças desse quebra-cabeça.
Fica
claro que estamos longe de ter uma resposta evolutiva sobre nossas origens,
porque até a bola da vez, o Ardipithecus, não tinha um andar bipedal antes de
ser extinto e muito menos era um humano – havia mais semelhanças em seus
fósseis com macacos do que com o ser humano, e a única semelhança estaria nos
ossos dos dedos da mão,[23] o que levou os evolucionistas mais uma vez a forçar
a barra em relação a uma nova descoberta fóssil. Como numa crise da infância,
os defensores da evolução não têm conseguido passar para os galhos mais altos
(nesse caso, mais baixos) da nossa ancestralidade e muito menos nos aproximar
dos macacos. Nem estimar nossa idade estão conseguindo,[22] que dirá dizer quem
é o nosso “tataravô primata”.
Concluindo,
a tentativa desesperada de encontrar a resolução para as dúvidas da origem
humana tem levado cientistas a resultados equivocados e conclusões
precipitadas. Evolutivamente estamos muito longe de obter uma resposta
plausível e um parentesco convincente com os símios. A árvore da vida parece existir
somente na Bíblia mesmo.
(Weliton Augusto Gomes é biólogo e diretor de ensino e pesquisa do Núcleo Curitibano da Sociedade Criacionista Brasileira [NC-SCB])
Referências:
[1]
Para mais informações sobre o LUCA, leia o seguinte artigo: Weiss, M. C. et al
(2016). The physiology and
habitat of the last universal common ancestor. Nature Microbiology,
1, 16116.
[2]
Mayr, E. (1998). O Desenvolvimento do Pensamento Biológico. Brasília: Ed. UnB.
349-352 pp.
[3]
Mayr, E. (1998). O Desenvolvimento do Pensamento Biológico. Brasília: Ed. UnB.
p. 490.
[4]
Vide Lopes, R. J. Folha de São Paulo Blog [Internet]. São Paulo: Reinaldo José
Lopes. 2015 set. [citado em 19 set. 2017]. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/09/1676679-no-afa-cientistas-tem-classificado-fosseis-de-simios-como-hominideos.shtml
[5] Dart, R. A., &
Salmons, A. (1925). Australopithecus africanus: the man-ape of South Africa. A
Century of Nature: Twenty-One Discoveries That Changed Science and the World,
edited by Laura Garwin and Tim Lincoln, 10-20.
[6] Kuhn, B. F. et al (2016).
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africanus. Disponível em: http://wiredspace.wits.ac.za/bitstream/handle/10539/21251/2016.V51.KUHN_ET_AL_Taung.pdf?sequence=3&isAllowed=y
[7] Johanson, D. C. et al
(1978). A new species of the genus Australopithecus (Primates: Hominidae) from
the Pliocene of eastern Africa. Cleveland Museum of
Natural History.
[8] Johanson, D., & Edey,
M. A. (1990). Lucy: The beginnings of humankind. Simon and Schuster.
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