Reforço do estereótipo |
A
Adidas afirmou, na tarde desta terça-feira, que a linha de camisetas que
apresenta frases de conotação sexual sobre as mulheres brasileiras foi
retirada das prateleiras e de seu site. Uma delas apresenta a
frase “Lookin’ to score”, que pode ser traduzida por algo como “em busca
dos gols”, mas também é uma expressão que significa “pegar garotas”. A marca
foi criticada pelo presidente da Embratur na segunda-feira. [...] Na
segunda-feira, o presidente da Embratur, Flávio Dino, pediu que a Adidas
tirasse as camisetas de circulação. “Essa campanha vai no sentido contrário ao
que o Brasil defende”, disse Dino em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo. “Nosso
esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e
culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação
que o governo adota.” A linha de produtos da Adidas fez com que a presidente
Dilma Rousseff declarasse, [na] terça-feira, que o Brasil está pronto para
combater o turismo sexual durante a Copa do Mundo. “O governo aumentará os
esforços na prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes do Brasil”,
disse ela, por meio do seu perfil no Twitter. Em nota oficial, a Adidas não se
desculpou. Ao anunciar a suspensão dos modelos, informou que a marca
comercializaria as camisetas “apenas” nos Estados Unidos – não no Brasil.
(Veja)
Nota:
É hipocrisia da Adidas dizer que venderia as tais camisetas “apenas” nos
Estados Unidos, ajudando, assim, a reforçar o estereótipo da mulher brasileira “fácil” e contribuindo para a
exploração do turismo sexual que degrada o ser humano. Por outro lado,
infelizmente, essa é a imagem que exportamos daqui, com cenas carnavalescas e “bigbrothescas”.
Deveriam pedir desculpas a Adidas e nossa mídia irresponsável. [MB]