Materiais
sintéticos inspirados na pele dos tubarões prometem melhorar o desempenho
aerodinâmico de aviões, turbinas de energia eólica, drones e mesmo dos carros.
Os tubarões e os aviões têm suas semelhanças: ambos são projetados para se moverem de forma eficiente em fluidos
(água e ar), usando a forma de seus corpos para produzir sustentação e diminuir
o arrasto. A diferença é que os tubarões têm cerca de 400 milhões de anos de
liderança no processo de design [isso
segundo a cosmovisão evolucionista, que tenta fazer do tempo um deus]. E,
embora pareçam ser lisos e escorregadios, os tubarões têm na verdade a pele
recoberta por uma espécie muito peculiar de escama.
“A
pele dos tubarões é coberta por milhares e milhares de pequenas escamas, ou
dentículos, que variam em forma e tamanho ao redor do corpo. Nós sabemos muito
sobre a estrutura desses dentículos – que são muito semelhantes aos dentes
humanos – mas sua função tem sido objeto de muito debate”, explicou o professor
George Laude, da Universidade de Harvard, nos EUA.
Embora
a maioria dos cientistas destacasse o papel das escamas na pele dos tubarões na
redução do arrasto, os pesquisadores August Domel e Mehdi Saadat descobriram
que elas são muito mais importantes na geração de sustentação, ajudando a manter
o nível vertical do tubarão dentro da água. Para isso, eles reproduziram os
dentículos do tubarão-mako, que é o tubarão mais rápido do mundo, e os
colocaram sobre a superfície de uma asa com uma seção aerodinâmica curva – um aerofólio.
Isso permite medir os efeitos do material sobre o arrasto e a sustentação.
Depois
de testarem 20 configurações diferentes de tamanhos e posicionamento dos
dentículos no aerofólio dentro de um tanque de fluxo de água, a equipe concluiu
que, além de reduzir o arrasto, as estruturas em forma de dentes aumentam significativamente
a sustentação, atuando como geradores de vórtices de alta potência e de perfil
baixo – a relação entre elevação e arrasto chegou a 323% em comparação com o
aerofólio sem os dentículos.
A
equipe agora pretende começar a testar suas escamas de tubarão artificiais em
aplicações práticas, a começar pelas pás que movem as turbinas eólicas.
Nota:
De vez em quando, mesmo textos publicados em sites e revistas seculares se
traem e deixam escapar o óbvio: se existe um design e um projeto é porque existe um designer e um projetista.
Simples assim. [MB]
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