sexta-feira, maio 09, 2008

Fóssil de réptil marinho é o maior já encontrado

Cientistas noruegueses afirmam que o fóssil de um réptil marinho gigante encontrado numa ilha do oceano Ártico, em 2006, é o maior já encontrado. O pliossauro, que viveu na era jurássica, há 150 milhões de anos [sic], foi descoberto numa das ilhas do arquipélago norueguês de Svalbard. Junto com outros 40 répteis, a espécie forma uma "coleção de tesouros" identificada no local. Apelidada de "O Monstro" pelos pesquisadores, a criatura gigantesca teria 15 m de comprimento do focinho à nadadeira.

O líder da expedição, o paleontólogo Jorn Hurum, da Universidade de Oslo, disse que a espécie tem comprimento 20% maior do que o maior réptil marinho já encontrado até então - um pliossauro encontrado na Austrália chamado kronossauro. "Nós fizemos uma ampla pesquisa e agora sabemos que temos o maior pliossauro já encontrado", disse Hurum à BBC. "A nadadeira tem três metros de comprimento e poucas partes estão faltando. Na segunda-feira, nós juntamos todos os ossos e ficamos impressionados, pois nunca havíamos visto a ossada completa", disse o paleontólogo.

Os pliossauros fazem parte de um grupo de répteis extintos que viveram nos oceanos na época dos dinossauros. O corpo do réptil era em forma de gota e tinha duas grandes nadadeiras que aumentavam seu impulso dentro da água. Segundo o paleontologista Richard Forrest, os animais eram "grandes predadores".

"Se você comparar o crânio de um grande pliossauro com o de um crocodilo, fica claro que o do pliossauro é muito mais desenvolvido para morder. Tem músculos muito maiores e mandíbulas mais robustas", disse Forrest. "Um grande pliossauro era grande o suficiente para abocanhar um carro pequeno e parti-lo ao meio." ...

(Terra)

Nota: Seria um desses o tal "monstro marinho" (ou mesmo o leviatã) de que fala a Bíblia? (Jó 7:12; Sl 104:26) [MB]