terça-feira, janeiro 13, 2009

Maturidade nas passarelas (só lá?)

Começou a época irritante em que a mídia parece só ter olhos para o carnaval brasileiro. Escolas de samba, rainhas de bateria, fantasias, de repente essas coisas parecem as mais importantes do mundo. Para reforçar o estereótipo de país da festa e da mulher bonita, o jornal britânico The Times publicou hoje que a escolha de mulheres com mais de 40 anos como rainhas da bateria de duas das principais escolas de samba do Rio de Janeiro indica que o Brasil começa a perceber que “as mulheres de certa idade podem ser as mais bonitas”: “Um país onde a juventude e a beleza têm sido há muito tempo os pilares da cultura popular está lutando com uma nova realidade”, afirma o jornal. “O Brasil está ficando maduro.” Segundo o texto, intitulado “Maturidade bate juventude em batalha de rainhas do carnaval”, as mulheres com mais de 40 escolhidas rainhas da bateria – Luma de Oliveira, de 44 anos, rainha da Portela, e Luiza Brunet, de 46, da Imperatriz Leopoldinense – “entram em um território até aqui reservado para as mais belas celebridades jovens”.

O jornal relata que Luma comemorou sua escolha em frente às câmeras durante um ensaio da Portela, vestindo uma minissaia transparente coberta com milhares de cristais Swarovski.

É uma pena que essa “maturidade” brasileira não se reflita na cultura e na educação, por exemplo. Bom seria ver uma reportagem estampada num jornal estrangeiro dando conta de que os índices de aproveitamento escolar de nossas crianças estão subindo; que o povo está lendo mais e assistindo menos ao Big Brother; que as bibliotecas estão se disseminando mais que os bares e estádios de futebol. Bom seria...[MB]