domingo, maio 04, 2008

A Bíblia e o espiritismo - parte 2

O súbito aparecimento de um garoto que diz ser a reencarnação de seu falecido marido faz com que uma mulher relembre seu passado e as escolhas que fez na vida. Esse é, basicamente, o enredo do filme "Reencarnação", estrelado por Nicole Kidman. Assim como esse, muitos outros filmes, seriados, novelas já foram produzidos tendo como pano de fundo a idéia de que os mortos podem, de alguma forma, retornar a este mundo. Mas o que dizem as Escrituras Sagradas com relação a esta que é a primeira coluna do espiritismo: a reencarnação? Vejamos.

Gênesis 2:16 e 17 - "E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente. Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."

Aqui o próprio Deus, o Criador de todo o Universo, numa conversa com Adão e Eva os instrui sobre o perigo que corriam se desobedecessem Sua ordem. O resultado da desobediência seria a morte certa.

Gênesis 3:4 e 5 - "Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal."

A serpente foi usada como instrumento de Satanás, naquele momento, para seduzir e enganar Eva. A afirmação que ele fez foi totalmente contrária ao que Deus havia dito. Constitui-se, a partir daí, o conflito entre Deus e Satanás sobre o assunto: mortalidade/imortalidade da alma.

Alguns podem questionar afirmando que esses textos tratam da morte física do corpo, e não da alma. Mas veja o que a Palavra diz sobre isso:

Ezequiel 18:4 – "Deus diz: Eis que todas as almas são Minhas; como o é a alma do pai, assim também a alma do filho é Minha: a alma que pecar, essa morrerá."

Deus afirma que toda alma que pecar, morrerá. Logo, a alma é mortal. Não há menção alguma que sequer sugira que almas possam estar vagando em algum lugar ou encarnando em outro corpo.

I Timóteo 6:16 - "Aquele que tem, Ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno." O texto faz menção a Deus, o único que possui a imortalidade inerente.

João 6:54 - "Quem come a Minha carne e bebe o Meu sangue tem a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no último dia." Aqui Jesus fala sobre ressurreição, algo totalmente diferente de reencarnação.

Conclusão: Na Bíblia não há menção alguma à reencarnação, muito pelo contrário, a Palavra afirma que se morre apenas uma vez, vindo depois disso o juízo, e que Deus é o único que possui imortalidade inerente.

[Continua...]