quarta-feira, maio 07, 2008

Encontrada garra fóssil de escorpião gigante

Pesquisadores europeus encontraram a garra fossilizada de um escorpião do mar de 2,5 m de comprimento em uma pedreira, na Alemanha, segundo artigo publicado na revista especializada Biology Letters. A espécie viveu há 390 milhões de anos [sic] e foi nomeada Jaekelopterus rhenaniae. Ela teria habitado rios e pântanos.

Segundo os cientistas, o tamanho do escorpião sugere que outros animais, como aranhas, insetos, caranguejos e criaturas similares podem ter sido muito maiores no passado do que se pensava.

Apenas a garra encontrada mede 46 cm, indicando que o dono dela seria maior do que um homem de altura média. O fóssil torna este escorpião quase 50 cm maior do que qualquer outro já encontrado anteriormente.

Acredita-se [que bom que admitem que "crêem"...] que os euriptéridos são os ancestrais aquáticos, já extintos [e onde estão os fósseis?], dos modernos escorpiões e possivelmente de todos os aracnídeos.

"O maior escorpião em existência mede quase 30 cm. Isso mostra o quão grande essa criatura era", disse Simon Braddy, da Universidade de Bristol, na Inglaterra, um dos autores do artigo.

Markus Poschmann, co-autor, foi quem descobriu o fóssil perto de Prum, no sudoeste da Alemanha. "Eu estava escavando pedacinhos de pedra com um martelo e um formão, quando me dei conta de que havia uma mancha negra de matéria orgânica em uma pedra recém-retirada", lembra ele. "Depois de limpá-lo, pude perceber que se tratava do pedaço de uma garra grande. Apesar de não saber se ela estaria completa, decidi continuar a escavação. Os pedaços foram limpos separadamente, secos, e então colados. A garra foi então colocada em um molde de gesso para que fosse estabilizada." ...

Braddy acredita que o tamanho gigante, na verdade, estava relacionado à falta de predadores vertebrados. Quando eles surgiram, os insetos gigantes viraram presa. ...

Acredita-se que os escorpiões começaram a andar na terra há cerca de 450 milhões de anos [sic]. Enquanto alguns viraram animais terrestres, outros, como o Jaekelopterus rhenaniae, teriam mantido um estilo de vida aquático, ou semi-aquático.

(BBC Brasil)

Nota: Há dois detalhes significativos nesta descoberta, se analisada à luz do modelo diluviano: (1) a Bíblia sugere que os organismos antediluvianos tinham grande porte (menciona até mesmo homens gigantes); (2) o fóssil do animal aquático foi encontrado numa pedreira, assim como os fósseis de muitos outros animais aquáticos que foram encontrados no interior de montanhas ao redor do mundo. Isso sugere um transporte catastrófico e um sepultamento rápido por imensa quantidade de lama e sedimentos.[MB]