
Recentemente, a genética que está por trás do tamanho e do peso dos mamíferos é um desafio para os cientistas. Uma pesquisa de 2007 mostrou que um único gene faz com que o tamanho de cachorros varie consideravelmente – digamos que é a diferença entre o tamanho de um são Bernardo e o de um Chihuahua.
Agora esses estudos estão sendo feitos em relação ao código genético dos cavalos. Pesquisadores coletaram dados genéticos de mais de 1.300 cavalos – desde minicavalos de 70 centímetros de altura até os que têm mais de dois metros de altura.
Até que esse mistério seja resolvido, a biologia molecular que torna Einstein tão pequeno continuará uma incógnita.
(Hypescience)
Nota: Se tivesse morrido e fossilizado, Einstein seria o “elo perdido” perfeito para ser colocado naquelas fotos clássicas e irreais que mostram a “evolução” organizada do menor para o maior. Detalhe: um único gene faz com que o tamanho dos animais varie. Portanto, mexer na informação complexa e específica que está na base da vida é algo bem delicado. Imaginar que essa informação tenha simplesmente surgido em algum momento é ainda (muuuuito) mais complicado.[MB]