Mais
uma vez uma semanal brasileira volta à carga contra o teísmo (leia-se religião
judaico-cristã) dando vez e voz a um ateu raivoso. No revezamento redundante de
sempre (perdoe-me a redundância), a vez foi da revista Época, com a entrevista “Deus se tornou redundante” (há três
semanas, Veja já havia dado sua
contribuição à pregação ateísta-darwinista com uma
matéria “cavernosa”). E o pregador, digo, entrevistado escolhido pela Época foi o cosmologista ateu Lawrence Krauss, de 57 anos, autor,
entre outros, do livro Um Universo a
Partir do Nada (ainda inédito no Brasil, mas, a julgar pelo padrão comportamental das grandes editoras nacionais,
isso será por pouco tempo). O entrevistador é o jornalista Peter Moon, e isso
já me diz muita coisa. Em 1998 – nunca me esqueço e guardo a revista até hoje –
Moon, numa matéria publicada na IstoÉ,
escreveu que acreditar na semana da criação e em Adão e Eva é crer numa
“bobagem sem tamanho”. Portanto, a entrevista da revista Época desta semana é mais uma conversa entre amigos ateus do que
uma análise de ideias e questionamento crítico. Fica na cara que as perguntas são
como bolas posicionadas no pé do atacante, bastando-lhe apenas chutar em
direção ao gol.
Krauss
começa fazendo uma afirmação pela metade. Diz que Copérnico, Galileu e Newton
“substituíram o milagre metafísico pela realidade física”, dando a entender que
isso havia contribuído para deixar Deus desnecessário. Mas Krauss ignora ou
omite a informação de que esses primeiros cientistas e muitos outros eram profundamente
religiosos e faziam ciência (na verdade, a inventaram) com o intuito de
entender como Deus havia criado o Universo. Newton atribuía
a perfeição do cosmos ao Pantocrator,
ou seja, ao Todo-Poderoso Criador.
Para
Krauss, “a cosmologia do século 20 chegou ao ponto em que podemos falar sobre a
criação e a evolução de todo o Universo, um tema que não é mais do domínio
exclusivo da teologia”. O ufanismo é tanto que o cientista afirma, também, que
a ciência finalmente é capaz de explicar como o Universo surgiu. Será? Então,
por que, logo em seguida, ele admite: “Sabemos que não temos todas as respostas
para os mistérios da natureza. Sabemos que não temos todas as respostas e que
as respostas que temos não são verdades definitivas.” Bem, se é assim, por que
devo crer que seja verdade o que ele diz sobre a origem do Universo e sobre
Deus? Com tamanho índice de incerteza, não se torna temerário – para não
arrogante – afirmar que “Deus se tornou redundante” ou que “os milagres se
tornaram obsoletos”?
Krauss
e Moon não querem crer no Criador,
embora falem em “criação” do Universo. Mas criação a partir do quê? Para ser
coerente, o naturalista ateu deve responder: a partir do nada. Mas o nada, para
um cosmologista, não se trata de absolutamente nada, e aí está a contradição. Krauss
diz que, “a partir do nada, o Universo teria evoluído por meio de processos
naturais que levaram à formação de átomos, moléculas, estrelas, planetas,
galáxias e vida”. Alguém precisa dizer para ele que processos naturais não
criam ordem a partir do caos e são incapazes de originar informação complexa e
específica necessária para o surgimento da vida. Mas deixemos isso para os
biólogos. Voltemos ao “nada”.
Krauss
e os demais cientistas naturalistas sabem que nada provém do nada. Por isso
mesmo eles definem “nada” de maneira diferente do senso comum. Como explica
Krauss, “o vácuo espacial não é vazio”, “nele partículas pipocam a partir do
nada e desaparecem instantaneamente”. É o que alguns chamam de “vácuo quântico”, ou seja, é tudo menos “nada”. Assim,
a questão permanece: De onde vêm essas partículas supostamente precursoras da
matéria e da vida? Se antes do Universo havia alguma coisa (partículas), que
tipo de “nada” é esse? O fato é que, à semelhança do título Deus, um Delírio,
de Dawkins, o título do livro de Krauss é pura propaganda enganosa. Sim, porque
nem ele mesmo crê no nada absoluto.
Moon,
que não é bobo, desvia o assunto delicado e parte para a metafísica, ao
perguntar: “Aconteceu apenas uma vez? O pipocar de partículas [note que o
jornalista já assume essa hipótese como fato] não poderia ter criado outros
universos?” Bola no pé, novamente. Resposta de Krauss: “Sim, tudo leva a crer
[olha a fé aí!] que é o caso, embora não tenhamos como provar. Podemos viver
num ‘multiverso’. Nosso Universo pode ser apenas um entre infinitos outros.”
Ora, posso dizer, então, que podemos
viver num único Universo criado por Deus, e há muito mais evidências nessa
direção do que a favor do tal “multiverso” totalmente hipotético. Mas por que
essa hipótese é interessante para o naturalista? Simples: é muito difícil
(senão impossível) explicar tamanha ordem (princípio antrópico) num universo
que sugere design, desde o âmbito
macro até o micro; num universo que parecia já estar esperando por nós. Mas, se houvesse milhões de universos, a
resposta naturalista seria mais ou menos esta: “Numa infinidade de universos
surgidos ao acaso, pelo menos em um deles a vida apareceu. Por quê? Não
sabemos, mas se estamos aqui, é porque surgiu.” O argumento é circular (tautológico)
e bem conveniente, elaborado para fugir à constatação de que um Universo foi criado para funcionar
como funciona e manter a vida.
Krauss
também acusa os religiosos de nunca tocar na questão da “criação de Deus”. Os
religiosos nunca deixam de admitir o mistério. Mas uma coisa é certa: eles não
precisam explicar a criação de Deus. O silogismo para essa questão é o
seguinte: (1) tudo o que teve um começo teve uma causa; (2) o Universo teve um
começo (Krauss e Moon admitem isso); portanto (3) o Universo teve uma causa.
Deus, segundo a Bíblia, não teve começo e não tem fim, portanto, não precisa e
não tem uma causa.
Outra
conclusão de Krauss, a partir de sua visão de mundo: “Justamente porque a vida
é efêmera, todos nós deveríamos tirar o máximo proveito do breve momento que
desfrutamos sob o Sol.” Trata-se, na verdade, da máxima: “Comamos e bebamos,
porque amanhã morreremos.” Quanto significado para a vida! Viemos do nada,
vamos para o nada e devemos aproveitar (leia-se “pão e circo”) nossos poucos e
sofridos anos de existência...
Mas
eis que tudo se torna claro quando lemos a respeito da concepção que Krauss
mantém sobre Deus: “Prefiro viver num universo onde a vida é breve e preciosa a
noutro onde o sentido da vida nos é ditado por um Saddam Hussein dos céus! [...]
Não posso provar sem sombra de dúvidas que Deus não existe, mas posso afirmar
que preferiria muitos mais viver num universo em que ele não exista.”
Eu
também preferiria não viver num
universo regido por um Deus ditador, mas não é esse o Deus apresentado pela
Bíblia. Krauss crê num espantalho e orienta sua cosmovisão a partir disso. Ele
se diz ateu, mas odeia Deus! Só com terapia para resolver um problema desses.
Certa vez, Charles Chaplin disse: “Por simples bom senso, não acredito em Deus;
em nenhum.” Não concordo com ele, evidentemente, mas uma coisa é certa: Chaplin
era coerente. Não é o caso de Krauss. Ele crê num deus; num deus idealizado que
ele odeia. Vai que o problema é a relação dele com o pai... (Armand Nicholi explica isso em seu ótimo livro).
“Deus
se tornou irrelevante para a humanidade?”, é a última pergunta/bola no pé feita
por Moon. E Krauss não perde o “passe”, aproveitando para reafirmar sua crença:
“Se existisse um Deus, ele certamente teria deixado de se preocupar com os
desígnios do cosmos logo depois de cria-lo, há 13,7 bilhões de anos, pois tudo
o que aconteceu desde então pode ser explicado pela ciência. Não, Deus talvez
não seja irrelevante. Ele é redundante.”
Por
que devo crer nas conclusões de um cientista irado com um deus estereotipado,
que admite que a ciência não tem respostas para tudo e que acredita em
hipóteses metafísicas sem confirmação empírica?
Se
revistas como Época e Veja fossem passarelas, por elas só
desfilariam “modelos” defensores do ateísmo, e isso vem de longa data. E não
adianta sugerir entrevistas com pensadores teístas, como já fiz tantas vezes.
A passarela já tem dono e a redundância tende a continuar.
Michelson Borges
Em tempo:
Por que as revistas Época e Veja não publicam entrevista com um ateu
como este (clique aqui para saber um pouco sobre
o livro dele), que ousa pensar de maneira diferente do mainstream científico/filosófico/editorial? Por que as grandes
editoras nacionais não publicam livros desse tipo,
mas adoram publicar qualquer rascunho de gente como Richard Dawkins? Compromisso
com o naturalismo filosófico que posa de verdade? Interesse unicamente nos
lucros advindos de uma literatura polêmica carente de reflexões profundas?
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